[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Higiene. E se os banhos diários a que nos habituámos fizerem mais mal do que bem?

por: Marta F. Reis
 13/11/2017

De manhã ou ao deitar, o banho diário tornou-se parte da rotina. “Pode ser, mas não tem de ser”, diz António Massa, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. Se não quer prescindir do banho, há cuidados a ter para preservar a pele e as bactérias que contribuem para as defesas, como não abusar do gel de banho. “Passar o corpo por água é, na maioria das vezes, suficiente”, avisa o médico.
Vivienne Westwood foi a última figura pública a quebrar o tabu. Numa entrevista há pouco mais de um mês, na Fashion Week de Paris, a estilista de 76 anos não esteve com pruridos e recomendou às pessoas que não se lavem tanto se se querem manter jovens como ela. Mas até foi o marido, 20 anos mais novo, a cometer a inconfidência. “Ela só toma banho uma vez por semana. É por isso que parece tão radiante... E eu só tomo uma vez por mês.” Estarão certos? Nos últimos anos, não têm faltado alertas de que o banho diário poderá ter desvantagens. Com o país a viver uma seca extrema, há ainda que lembrar que um duche de cinco minutos gasta 25 litros de água e muitos de nós demoram-se muito mais do que isso debaixo do chuveiro. Em Portugal, estima-se que cada pessoa use 220 litros de água por dia, o dobro do considerado suficiente pelas Nações Unidas.

Ainda assim, fará sentido prescindir por completo do banho diário? Em Espanha, o ex-presidente da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia José Carlos Moreno chegou a pronunciar-se contra os banhos diários, por comprometerem as defesas naturais da pele. A Academia Americana de Dermatologia tem recomendações para as crianças dos seis aos 11 anos: no ano passado, indicou que o banho diário neste grupo etário não fará mal mas, na realidade, só precisam de um a dois banhos semanais.
(...)
Temas: Seca, água , banho

Sem comentários: