[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Inquéritos à utilização de TIC pelas famílias e pelas empresas em 2017


Autor: ANACOM
 
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente o resultado dos inquéritos à utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) pelas famílias e pelas empresas em 2017.

Os resultados do inquérito à utilização de TIC pelas famílias revelam que 77% destas têm acesso à Internet em casa, a grande maioria por banda larga, sendo este o tipo de acesso predominante nas famílias que residem na área metropolitana de Lisboa (86%) e nas famílias com crianças até 15 anos (97%). A utilização da Internet é uma prática generalizada de estudantes, jovens até aos 34 anos e de pessoas que completaram o ensino superior. Em 2017, 34% da população residente com idade entre os 16 e os 74 anos efetuou encomendas de produtos ou serviços via Internet, mais 3 pontos percentuais do que no ano anterior.

Em termos empresariais, os resultados do inquérito indicam que 70% das empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço acedem à Internet em banda larga móvel. 65% das empresas têm website, 46% utilizam meios de comunicação digital, isto é, aplicações baseadas na Internet ou plataformas de comunicação desenvolvidas para conectar, criar e trocar conteúdos online com clientes, fornecedores ou parceiros de negócios. De notar ainda que 23% das empresas referem comprar serviços de computação em nuvem através da Internet, mais 5 pontos percentuais do que no ano anterior.

Mais informação:

(...)

Sem comentários: