[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Mais de 20 municípios perdem água por buracos das condutas e infiltrações

Infiltrações, roturas e consumos não cobrados causam perdas de 30% de água das redes municipais.


As infiltrações, as roturas e os consumos não cobrados causam perdas de 30% de água das redes municipais, revela o Público na edição desta sexta-feira. Ao que o diário apurou, pelo menos, em 25 municípios mais de metade da água perde-se nos buracos das condutas e infiltrações, 29 perdem entre 40 e 50% de água e só 15 têm gastos menores do que 10%.

De acordo com os dados divulgados pelo matutino, Aguiar da Beira regista perdas de mais de 70% da água que entra na sua rede e que estaria pronta para consumo público e, por outro lado, Boticas assinala apenas 2% de gastos.

A informação hoje divulgada tem como base os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que se encontram online, nomeadamente, o relatório anual dos serviços de águas e resíduos de 2016.

Segundo a publicação, que contactou fontes do setor, a falta de receita leva a quer não haja dinheiro para investir em redes e consequentemente perde-se água no país. Aliás, existem 56 municípios que não conseguem facturar mais de metade da água que entra nos seus sistemas.

(...)

Sem comentários: