[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Novo caso da doença das vacas loucas detetado em Espanha junto à fronteira




Um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença das vacas loucas, foi detetado em Espanha em novembro, na província de Salamanca (centro-oeste), anunciou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). 

créditos: Pixabay

O animal em questão foi abatido, indicou a organização, com sede em Paris, com base em um relatório do Ministério da Agricultura espanhol. Este é o terceiro caso da doença detetado no país desde janeiro.

Em março, um primeiro caso foi identificado numa outra propriedade na mesma região e em maio foi localizado um segundo caso na Cantabria (norte), de acordo com a base de dados da OIE.

Para o caso confirmado esta segunda-feira, a amostra foi extraída a 10 de novembro no âmbito de um programa nacional de vigilância e os exames revelaram uma estirpe de EEB "atípica", explica a OIE. "Trata-se de um caso de EEB atípica e de EEB clássica, que por consequência não tem nenhuma repercussão no status epidemiológico do país", indicou uma porta-voz do Ministério da Agricultura espanhol.

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), "só o agente infeccioso causante da EEB clássica pode ser transmitido aos humanos". A origem da infeção é "desconhecida ou incerta", segundo o relatório da OIE.
(...)

Sem comentários: