[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

“Parem de usar antibióticos em animais saudáveis”, pede a OMS


Ouvir Emissão

08.Nov.2017

Alguns tipos de bactérias "já desenvolveram resistência à maioria ou mesmo a todos os tratamentos disponíveis" para humanos, avisa a Organização Mundial de Saúde.
Foto: Nuno Veiga/Lusa
Foto: Nuno Veiga/Lusa
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos criadores de gado e indústria alimentar parem de dar antibióticos a animais de consumo humano para estimular o seu crescimento e prevenir doenças não diagnosticadas. 

A nova recomendação da OMS, divulgada esta quarta-feira, visa "ajudar a preservar a eficácia dos antibióticos que são importantes para a medicina humana, reduzindo o uso desnecessário em animais". 

Na nota de imprensa publicada no seu site, o organismo sublinha que a utilização excessiva e indevida de antibióticos em animais e pessoas contribui para a "ameaça crescente da resistência" das bactérias a antibióticos. 

Alguns tipos de bactérias que causam infecções graves em humanos, acrescenta, "já desenvolveram resistência à maioria ou mesmo a todos os tratamentos disponíveis", havendo "poucas opções promissoras" em termos de terapêuticas alternativas.
 
(...)

Sem comentários: