[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Portugueses andam com menos 74 euros na carteira que os alemães



DINHEIRO


por: Rui Barroso

27.11.2017


Em média, os portugueses são os que transportam menos dinheiro na carteira na zona euro e dos que mais levantamentos fazem por semana.



Os portugueses transportam em média 29 euros na carteira, o valor mais baixo de toda a zona euro, de acordo com um relatório do BCE. Uma das possíveis explicações pode estar relacionada com a maior acessibilidade de multibancos no país em relação à média europeia. Já os alemães, são os que guardam mais dinheiro na carteira. Em média têm 103 euros à mão. A média da Zona Euro é de 65 euros.

“Os consumidores da zona euro transportam em média 65 euros na carteira. Os alemães tinham a maior quantia média (103 euros) nos bolsos, seguidos pelos luxemburgueses (102 euros) e pelos austríacos (89 euros). No outro sentido, os Portugueses tinham, em média, o valor mais baixo (29 euros), seguidos pelos franceses (32 euros)”, revela o banco central num relatório divulgado no final da semana passada.

No estudo do banco central é referido que “é difícil encontrar uma explicação simples para as diferenças entre o dinheiro que os consumidores da zona euro trazem nas suas carteiras. Em alguns países o valor na carteira aparenta corresponder à proporção do dinheiro no valor de pagamentos, mas noutros não se consegue encontrar essa relação”, refere o estudo do banco central.

Os portugueses são os que fazem mais levantamentos por semana, ultrapassados apenas pelos irlandeses. São também dos que consideram ser mais acessível levantar dinheiro nas caixas multibanco. Cerca de 65% dos portugueses que participaram no estudo do BCE referiram que se confrontados com a necessidade de levantar dinheiro é bastante fácil encontrar uma caixa multibanco. Na zona euro, essa proporção é de 51% e na Alemanha é de apenas 46%.

()

Sem comentários: