[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Produtores com mais azeitona do que o esperado

Global Media
Economia

A campanha da azeitona em Trás-os-Montes e Alto Douro está a contrariar as expectativas de catástrofe devido à seca, com quebras inferiores às esperadas e quantidades de azeite semelhantes a 2016.
O ponto da situação foi feito hoje à agência Lusa por Emanuel Batista, técnico da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), que há dois meses antevia uma má campanha com quebras na produção do azeite na ordem dos 70%.

Depois de iniciada a campanha e feito um levantamento no terreno, o técnico adiantou que se está a constatar que o rendimento (quantidade de azeite extraída do fruto) até está ligeiramente acima do normal para a época e acrescentou que a quebra na produção rondará os "15%", enquanto na azeitona ficará nos "30%".

"O que estávamos a pensar há dois meses melhorou porque a azeitona, quando se começou a ressentir da seca, já estava em crescimento", explicou.

A azeitona que está a ser apanhada na região, que é a segunda maior produtora portuguesa de azeite, "tem menos água", mas "mais gordura" e nos lagares o rendimento obtido está "dois por cento acima do normal para a época".
(...)

Sem comentários: