[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Tabaqueiras americanas obrigadas a fazer campanha contra o tabaco

Segunda-feira, 27-Novembro-2017

por:  HPN

A partir do próximo sábado, as maiores empresas tabaqueiras dos EUA serão obrigadas a promover anúncios que clarifiquem com objectividade o perigo e os efeitos nocivos de fumar.


federicoravassard / Flickr
Historicamente, as companhias tabaqueiras sempre encontraram forma de esconder ou suavizar os terríveis malefícios que o fumo provoca – quer, no passado, chegando a tentar fazer crer que o cigarro fazia bem, quer usando respostas evasivas e abstractas para comentar os efeitos que o tabagismo pode trazer aos consumidores.

A partir do próximo sábado, porém, as maiores tabaqueiras norte-americanas serão obrigadas a divulgar anúncios que clarifiquem de forma objectiva o perigo e os efeitos nocivos do consumo do tabaco.

Chamados  “declarações correctivas”, estes anúncios – impostos por decisão do Supremo Tribunal – serão divulgados nos jornais e na televisão, para tentar compensar as muitas décadas de negligência da indústria e o seu impacto na saúde pública. Uma parte do “castigo” é obrigar as próprias empresas a divulgar e pagar os anúncios.

Os anúncios serão ainda distribuídos nos sites das empresas, e brevemente nos próprios maços de tabaco. Um anúncio online explicou em detalhe o conteúdo que as empresas tabaqueiras de divulgar.

(...)

Sem comentários: