[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Transferir dinheiro dentro da União Europeia vai ser imediato e mais barato a partir de terça-feira

Inicialmente, o Banco Central Europeu previa implementar o sistema TIPS em novembro do próximo ano.


As transferências bancárias das contas de países da União Europeia vão ser instantâneas e com menos custos a partir da próxima terça-feira, 21 de novembro. Inicialmente, o Banco Central Europeu (BCE) previa implementar o sistema TIPS (Target Instant Payment Settlement) em novembro do próximo ano.

O comunicado do regulador divulgado no final de junho dava conta de que o sistema entraria em vigor em novembro de 2018, mas o jornal espanhol El Mundo avança que a mudança vai acontecer já na próxima terça-feira, 21 de novembro. “O TIPS, enquanto parte do TARGET2, ajudará a facilitar as transferências imediatas de fundos, disponibilizadas pelos bancos, para que os cidadãos e as empresas possam efetuar pagamentos de retalho imediatos em toda a Europa”, argumentou o banco liderado por Mario Draghi.

Na altura em que anunciou a medida, o Conselho do BCE divulgou a decisão de desenvolver um novo serviço de liquidação de pagamentos imediatos que permite aos cidadãos e às empresas transferir dinheiro em tempo real 24 horas por dia, durante todo o ano.

(...)

Sem comentários: