[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Uma vida ativa com DPOC

Opinião                                                                   
 
Por: Mariana Rosa,
coordenadora de Projetos e Serviços das Farmácias Holon
15-11-2017
 

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma doença incapacitante, localizada nos pulmões. Resulta da obstrução das vias aéreas, pois há uma destruição progressiva do tecido pulmonar (alvéolos).
 
 
 
Doença > problema de saúde
Pulmonar > afeta os pulmões
Obstrutiva > provoca limitação da passagem do ar
Crónica > não tem cura, é para toda a vida

A pessoa com DPOC vai perdendo a capacidade respiratória e, consequentemente, a capacidade de desempenhar as tarefas mais simples do dia-a-dia, como tomar banho, vestir-se, subir escadas, carregar os sacos das compras.

Os principais sintomas são a falta de ar durante o exercício físico e ao fazer pequenos esforços; tosse e expetoração; infeções respiratórias frequentes e sonolência.

O tabaco é o fator responsável pelo maior número de casos da doença (90% dos casos). Em Portugal existem cerca de 1,5 milhões de pessoas com doenças respiratórias, das quais 800 mil com doença pulmonar obstrutiva crónica.

O que fazer para manter uma vida ativa?

Manter uma vida ativa quando se tem esta doença pode ser desafiante. Mas, em primeiro lugar, se tem alguns destes sintomas não os ignore e consulte o seu médico de família! Quanto mais cedo fizer o diagnóstico, maior a probabilidade de controlar a doença e manter por mais tempo a sua qualidade de vida. Se já lhe foi diagnosticada esta doença então deve, acima de tudo, manter um estilo de vida saudável:
(...

Sem comentários: