[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Vinte em cada mil pessoas em Portugal sofrem de demência, mais do que a média da OCDE




 
por:

Saúde

A prevalência aumenta com a idade e Portugal é dos países onde o envelhecimento vai ser mais expressivo nos próximos anos. E os recursos para cuidar dos mais velhos são poucos.

Foto:  Portugal é dos países da OCDE com mais casos de demência por mil habitantes 
Rui Gaudêncio


Portugal é um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que tem das prevalências mais altas de pessoas com demência. De acordo com o relatório Health at a Glance 2017, daquela organização, publicado esta sexta-feira, 20 em cada mil habitantes sofrem desta doença. Um valor acima da média da OCDE que está nos 15 casos por mil habitantes.

A prevalência aumenta com a idade e a tendência é que os números agravem, já que segundo o documento Portugal é dos países onde o envelhecimento da população vai ser mais expressivo nos próximos anos. E os recursos para cuidar dos mais velhos são poucos. Apenas 2% das pessoas com 65 anos ou mais recebem cuidados de longa duração e também somos dos países com menos profissionais a prestar este tipo de cuidados.

Monitorizar saúde da população idosa



Sem comentários: