[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Anvisa pode rever legislação sobre rotulagem de alimentos que causam alergias


Economia

Defesa do Consumidor
por: O Globo
12/12/2017

Na semana passada, agência atualizou regras para registro de medicamentos alergênicos

Alergênicos: prazo para informações no rótulo termina em julho 
Montagem - O Globo

RIO — A rotulagem de alergênicos volta à tona. Nesta terça-feira, durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sera proposta “iniciativa regulatória” para a atualização dos requisitos para rotulagem dos principais alergênicos. A proposta tem a relatoria de Renato Porto, diretor da agência que relatou a proposta aprovada em junho de 201, a a RDC nº 26/2015, que regulamenta a rotulagem de alergênicos em alimentos e surgiu após uma grande mobilização popular de pais e mães que enfrentam dificuldades para identificar quais alimentos os filhos alérgicos podem consumir. 

A advogada Fernanda Mainier Hack, uma das coordenadoras da campanha “Põe no Rótulo” lembra que a norma de alergênicos está em pleno vigor e o seu descumprimento representa infração à legislação sanitária e ao Código de Defesa do Consumidor.

— Entendemos que o debate que a Anvisa vai iniciar na reunião desta terça-feira visa ao aprimoramento da legislação e estaremos acompanhando de perto a evolução deste tema, a fim de garantir que a comunidade de alérgicos se beneficie dos eventuais ajustes da legislação — pontuou Fernanda.

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) dão conta de que cerca de 8% das crianças e 5% dos adultos têm algum tipo de alergia alimentar. E essas alergias podem causar desde um simples vômito a um choque anafilático. Em alguns casos, o único tratamento possível é evitar o consumo dos alimentos que causam alergia.


Leite

Evitar: soro de leite, gordura anidra de leite, chantilly, proteína láctea, lactato, nata, proteínas do soro, lactose, molho branco, caseína, chocolate, caseína hidrolisada, leite sem ou com baixo teor de lactose, sabor ou aroma de manteiga, margarina, caramelo, baunilha, queijo, caseinato de amônia, leite em pó, traços de leite, caseinato de cálcio, caseinato de magnésio, bebida láctea, caseinato de potássio, leite fermentado, caseinato de sódio, iogurte, proteína do leite hidrolisada, queijos em geral, lactoglobulina, requeijão, coalhada, petit suisse, composto lácteo, manteiga, lactoferrina, fosfato de lactoalbumina, leite condensado, doce de leite, creme de leite.

1 de 9
>


(...)

Sem comentários: