[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Usar assinatura digital do cartão de cidadão através do telemóvel já é possível

 Revista de Imprensa JE

Para ativar a chave móvel digital no telemóvel basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um contato telefónico ao documento.


O cartão de cidadão já está ligado ao telemóvel, noticia o Jornal de Notícias (JN) esta quinta-feira. Agora, uma chave móvel digital permite autenticar-se no acesso a serviços públicos online, sem ter de comprar leitor do cartão de cidadão.

Para aceder ou solicitar a certidão do registo criminal online ou alterar a morada no seu documento de identidade basta ter um telemóvel. A novidade surge este mês, quando se assinala dez anos da criação do cartão de cidadão.

O primeiro passo para ter acesso a uma chave móvel digital é ativar a assinatura eletrónica, que também está disponível para estrangeiros com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Para o efeito, basta ir a um balcão de atendimento da conservatória e dos espaços Cidadão e Empresa e pedir para associar um número de telemóvel ao documento.

(...)

Sem comentários: