[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CONFERÊNCIA SOB O TEMA DO "CRÉDITO HIPOTECÁRIO"

LAMEGO
ORDEM DOS ADVOGADOS

CONFERÊNCIA SOB O TEMA DO "CRÉDITO HIPOTECÁRIO"
(TEMA QUE ESTÁ, ALIÁS, NA ORDEM DO DIA)

7 de Dezembro de 2017
 
Mário Frota em Lamego

Mário Frota, director do CEDC – Centro de Estudos de Direito do Consumo – e presidente da apDC, sociedade científica de intervenção, interveio em Lamego, no Salão Nobre da Câmara Municipal, em uma sessão consagrada ao “Novo Regime do Crédito Hipotecário em Portugal”, que decorreu a 7 de Dezembro de 2017.

A intervenção inaugural coube ao presidente da Câmara Municipal, Dr. Ângelo Mendes Moura, que brindou o orador com simpáticas palavras de apreço. E felicitou a Ordem dos Advogados pela oportunidade da iniciativa.

O presidente da Ordem dos Advogados /Delegação de Lamego, Dr. Manuel Afonso, fez a apresentação do orador e definiu os traços do tema objecto de comunicação e debate.

Mário Frota explanou o tema, a partir do nascimento do contrato, suas vicissitudes e extinção, à luz do regime introduzido na União Europeia e que o legislador pátrio traduziu para dispositivos da ordem interna com inovações um ou noutro ponto.

Realce para o rigor na avaliação da solvabilidade do consumidor e na do imóvel, atrvés de critérios rígidos susceptíveis de travar uma nova e indesejável bolha, por que o Banco de Portugal já vem temendo catastróficas consequências em 2019.

O debate centrado  na ruptura do contrato concitou o interesse de vários dos participantes.

No final, em Cambres, no Villa Galé, teve lugar o jantar de Natal dos diferentes estamentos jurídicos da comarca.

Mário Frota pôde assim rever antigos colegas e alunos seus das Universidades em que lecionou, que o rodearam de manifestações de carinho.

Um Santo Natal a todos. E um Bom Ano.
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: