[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Dorme com o smartphone ao lado? Tenha atenção aos graves riscos para a saúde

Numa mensagem de alerta, o departamento de saúde pública da Califórnia, nos EUA, avisa que a exposição à radiação causada pelos telemóveis pode provocar doenças como cancro e infertilidade.
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), default quality
Ainda não existe um consenso entre a comunidade científica no que diz respeito aos riscos do uso de telemóveis, mas há vários estudos que indicam que a utilização recorrente destes dispositivos representa um perigo considerável para a saúde. É nesse sentido que vai o comunicado emitido pelo departamento de saúde pública do estado da Califórnia.
Famílias devem limitar utilização de smartphones e tablets na noite de Natal
Famílias devem limitar utilização 
de smartphones e tablets 
na noite de Natal
Ver artigo

A preocupação reside na cada vez maior proliferação de smartphones e tablets, principalmente entre crianças, e na exposição cada vez mais prolongada aos mesmos.

Nos Estados Unidos, 95% da população tem telemóvel. A preocupação é maior com os mais jovens já que, em média, as crianças começam a usar tais dispositivos com cerca de 10 anos de idade - tal como acontece em Portugal.

"O cérebro de crianças continua a desenvolver-se durante a adolescência e pode ser afetado pelo uso do telemóvel", refere Karen Smith, diretora do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, no comunicado. "Os pais devem considerar reduzir o tempo que os filhos dedicam ao uso dos telemóveis e encorajá-los a desligar os mesmos durante a noite", acrescenta.

(...)

Sem comentários: