[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Estudo nega relação entre frio e dores


Ouvir Emissão







Sónia Santos

13.Dez.2017 

A certeza foi deixada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.
Foto: Paulo Novais/Lusa
Foto: Paulo Novais/Lusa
A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e hoje publicado. 

A análise foi feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Massachusetts, Estados Unidos) e publicada na BMJ, uma publicação científica sobre medicina. No trabalho, o tempo de Inverno é ilibado das culpas do aumento das dores nos ossos, nas articulações ou nas costas. 

Os autores admitem que a ideia de que há uma relação entre certos sintomas e clima existe desde a antiguidade, lembram que Hipócrates, o grego considerado o "pai da medicina", já escrevia como o clima afectava a saúde, mas afiançam que "não há qualquer relação". 

A análise agora publicada, liderada por Anupam Jena, do departamento de Política de Cuidados de Saúde da Faculdade, usou como técnica juntar uma grande quantidade de dados, comparando reivindicações de seguros de milhões de consultas médicas com totais diários de precipitação de milhares de estações meteorológicas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
 
(...)

Sem comentários: