[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Infecções hospitalares estão a cair, mas ainda afectam quase oito em cada 100 doentes

Ouvir Emissão
 
  
 
Paulino Coelho

15.Dez.2017

Relatório do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções mostra que ainda há 27% dos profissionais de saúde que não respeitam as regras da higiene das mãos.
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Em cada 100 doentes internados em Portugal, 7,8 adquiriram uma infeção associada aos cuidados de saúde, taxa superior à média europeia, mas que representa uma descida de 2,7 pontos percentuais em relação a 2012, segundo dados oficiais. 

De acordo com o relatório do Programa de prevenção e controlo de infecções e de resistência aos antimicrobianos referente a 2016, que é apresentado esta sexta-feira no Porto, a prevalência de Infecções Associadas a Cuidados de Saúde (IACS) foi de 7,8% no ano passado (10,5% em 2012). 

Os autores recordam que as infecções e o aumento da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos (RAM) são "problemas relacionados e de importância crescente à escala mundial". 

"Segundo previsão internacional no que se refere a mortes atribuíveis às RAM quando comparadas com outras causas de morte, estima-se que se estas não forem controladas até 2050, mais 10 milhões de pessoas poderão morrer todos os anos", lê-se no documento.
 
(...)

Sem comentários: