[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O consumidor sonha com o dinheiro e gasta com o cartão

O mundo virtual disputa cada vez mais espaço com o mundo real, ao ponto de que a Bitcoin (moeda digital que só existe na rede de computadores) já é aceita como meio de pagamento em alguns países e está sendo utilizada para comprar imóveis no Brasil. No mundo, já há vários bilionários de Bitcoins e a moeda digital valorizou 900% em 2017.

Mas o dinheiro de papel ainda ocupa o imaginário da população, mesmo que uma parcela considerável das transações comerciais seja realizada por meio digital, através do cartão. E quando se utiliza o cartão de crédito, há casos em que o consumidor conta com um dinheiro que não tem, ao menos naquele momento da compra.

Em pesquisas realizadas pelo IPO - Instituto Pesquisas de Opinião sobre modalidades de pagamento, verificou-se que o cartão já é utilizado pela maioria da população, inclusive entre a de menor renda.

O cartão de crédito/débito confere ao consumidor um empoderamento tangível: se houver uma necessidade é só sacar o cartão do bolso. E se não tiver dinheiro na conta, é só parcelar.

(...)

Sem comentários: