[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Proteja-se do frio! Conselhos da DGS para os próximos dias

 04-12-2017

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o tempo frio e seco que se vai fazer sentir nos próximos dias em Portugal, com a ocorrência de temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do país. A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recorda alguns dos cuidados a ter.
Saúde
Imagem Desdobramento


Em situações de frio intenso são produzidas alterações no organismo que facilitam o aparecimento de doenças como a gripe e outras infeções respiratórias. Assim, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reforça a recomendação para a vacinação contra a gripe, bem como a adoção das seguintes medidas, para se proteger do frio:

Agasalhe-se. Manter o corpo quente é uma das formas mais adequadas de se proteger contra o frio. É importante utilizar gorros e cachecóis para proteger a cabeça e o pescoço, bem como luvas para proteger as mãos. É aconselhável a utilização de várias camadas de roupa. As peças de lã e tecidos sintéticos que geram calor, como as malhas polares, devem ser os escolhidos para esta altura do ano. Ainda, atenção à escolha dos sapatos: estes devem ser quentes, impermeáveis, fáceis de apertar e com solas antiderrapantes. As solas de borracha devem evitar-se pois escorregam no chão húmido. 


Mantenha a casa quente. Antes de entrar na estação mais fria do ano, é importante verificar se todos os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados, assim como o seu estado de limpeza. Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, ventile as divisões da casa. A acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte.

Hidrate-se. Mesmo nesta altura do ano, é importante manter-se hidratado também para combater o frio. Beber 1,5 litros de água por dia é tão importante como comer de forma adequada. Pode faze-lo através de chás, infusões, sopas ou caldos. Dê preferência a bebidas quentes para ajudar a manter o calor corporal. Por outro lado, evite a ingestão de bebidas alcoólicas, que dão uma falsa sensação de calor, mas na verdade fazem com que o corpo perca temperatura, já que o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos.

Mantenha-se atento aos sinais e sintomas, sobretudo se tiver algum problema de saúde. Tome os medicamentes para a sua doença conforme a indicação do seu médico. Não tome antibióticos sem indicação médica. Em caso de doença, não vá de imediato para a urgência hospitalar. Se necessário, contacte a linha gratuita SNS 24, através do número 808 24 24 24, ou o seu médico assistente. Em caso de emergência, ligue 112.


  frio,  direção geral da saúde

http://www.vitalhealth.pt/saude/5549-proteja-se-do-frio-conselhos-da-dgs-para-os-pr%C3%B3ximos-dias.html

Sem comentários: