[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

“Rótulo de Produto Circular” para o setor agroalimentar

  30.Novembro.2017
mercados

A ADENE – Agência para a Energia, em parceria com o ISA – Instituto Superior de Agronomia e com o apoio do Fundo Ambiental, encontra-se a desenvolver o projeto CERTAGRI que visa a implementação do «Rótulo de Produto Circular» no setor agroalimentar.

agroalimentar

O CERTAGRI procura definir os requisitos necessários para a conceção de um sistema integrado de Rotulagem da Eficiência Hídrica e Energética dos Setores Produtivos Nacionais, dirigido à transição para uma economia circular, procurando aumentar a eficiência energética, hídrica e de circularidade em toda a cadeia de valor.

Este projeto, que se pretende replicar no futuro a outros setores de atividade industrial em Portugal, pretende assegurar a circularidade e o desenvolvimento de vantagens competitivas para os diferentes agentes, nas etapas de produção, transformação, transporte, logística e retalho.

«O setor agroalimentar constitui hoje uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia nacional, com uma crescente preocupação sobre qualidade da matéria-prima e a diferenciação do produto. Para além da sua importância económica e social, o incremento deste setor constitui também uma oportunidade para o progresso de zonas rurais e da agricultura e uma área chave de atuação para um consumo mais sustentável e para uma gestão mais eficiente de recursos», refere a ADENE, em comunicado.

“Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal 2017-2020”
 
(...)

Sem comentários: