[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tráfego de voz e internet em roaming dos portugueses dispara com “taxa zero”

27 dez 2017
SAPOTEK 

O número de chamadas e os minutos passados a conversar de clientes portugueses quando estão no estrangeiro aumentaram bastante com o fim das taxas de roaming, ou mais precisamente o chamado “Roam Like At Home”.

A utilização do roaming no terceiro trimestre de 2017 disparou, tanto ao nível da voz como de internet/dados, de acordo com as mais recetes estatísticas da Anacom.

Mais precisamente, as chamadas e minutos de voz de clientes portugueses quando estão no estrangeiro aumentaram, respectivamente, 36,9% e 50,8% face a igual período do ano passado.

Na utilização de internet, por sua vez, registou-se um aumento de 60,7% no número de sessões de acesso e de 320,9% no volume de tráfego gerado.

No caso dos estrangeiros que utilizaram as redes nacionais – o chamado roaming in – o  crescimento foi ainda maior nas chamadas, minutos de voz e sessões de acesso à internet, que aumentaram 41,3%, 57,7% e 99%, respetivamente, em termos homólogos. O tráfego de internet aumentou 299%.

O roaming está a chegar ao fim. Mas o que é que isso significa para a sua “carteira”?

Desde 15 de junho de 2017 que fazer chamadas, enviar mensagens ou navegar na internet com o telemóvel passou a custar o mesmo, quer esteja em Portugal ou noutro país da União Europeia, de acordo com o seu tarifário. Há contudo alguns limites definidos que têm de ser observados. As taxas de roaming continuam a ser aplicadas, mas em países fora do espaço europeu.

As taxas de roaming continuam a ser aplicadas, mas em países fora do espaço europeu.

Sem comentários: