[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Trump: Alterações climáticas deixam de constar do plano de segurança nacional

por: Jornal i
 
 18/12/2017
 

No primeiro discurso sobre a Estratégia de Segurança Nacional, o presidente norte-americano prepara-se fazer uma nova rutura com administração Obama


Depois de ter anunciado a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, Donald Trump prepara-se para retirar as alterações climáticas da Estratégia de Segurança Nacional, segundo informações publicadas pela imprensa internacional.

Esta é mais uma rutura com as políticas de Barack Obama. Em 2015, Obama tinha preparado um documento estratégico que apontava as alterações climáticas como "uma ameaça urgente e crescente" para a segurança.

Mas o novo documento já não inclui esta decisão. "As alterações climáticas não são identificadas como uma ameaça à segurança nacional, mas o clima e a importância do ambiente e da gestão ambiental são mencionadas", garantiu um alto funcionário norte-americano, que está a ser citado pela imprensa internacional.

Outro funcionário norte-americano contou, sob anonimato à Associated Press, algumas questões abordadas no plano de Trump. O documento que será apresentado esta segunda-feira será focado em quatro pilares: a proteção do país e modo de vida, a promoção da prosperidade americana, o empenho na paz através da força e a progressão na influência dos Estados Unidos num mundo cada vez mais competitivo.
(...)

Sem comentários: