[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

17 municípios vão cobrar taxa máxima de IMI


IMPOSTOS

 
 
Dinheiro Vivo/Lusa
 
09.01.2018
 
 
Apenas 17 dos 308 municípios comunicaram até hoje ao Fisco que vão aplicar a taxa máxima do Imposto sobre Imóveis (IMI) pago este ano
 
 
 Apenas 17 dos 308 municípios comunicaram até hoje ao Fisco que vão aplicar a taxa máxima do Imposto sobre Imóveis (IMI) pago este ano e 143 declararam que optaram pela taxa mínima, de acordo com a Autoridade Tributária. 
 
As taxas que servem de base para o cálculo deste imposto são decididas anualmente pelas Câmaras Municipais, de acordo com os limites legais, e comunicadas ao Fisco.
 
Para os prédios urbanos (casas para habitação e terrenos para construção), os municípios têm liberdade para fixar a taxa de IMI entre 0,3% e 0,45%, enquanto no caso dos prédios rústicos (terrenos com fins agrícolas) a taxa aplicável é de 0,8%. 
 
De acordo com os dados disponíveis no ‘site’ da Autoridade Tributária, são 143 os municípios que até hoje comunicaram às Finanças que vão aplicar a taxa mínima de 0,3% de IMI aos seus munícipes.
 
 (...)

Sem comentários: