[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Adolescentes portugueses têm baixos níveis de vitamina D


 10-01-2018
 
Porto, 10 jan (Lusa) – Investigadores da Universidade do Porto concluíram num estudo que os adolescentes portugueses têm baixos níveis vitamina D, um micronutriente que desempenha “um papel central no metabolismo do cálcio e no crescimento ósseo”.

Foto: JOSÉ COELHO 
Adolescentes portugueses têm baixos níveis de vitamina D
 
 “Até ao momento, foram publicados dois artigos, cujos resultados apontam para baixos níveis de vitamina D, nesta população, tendo-se concluído que os jovens com maiores níveis deste micronutriente no sangue têm menores valores de colesterol”, explicam os investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).
 
Com estes estudos, “fazemos um retrato do estado da vitamina D em adolescentes portugueses. Na adolescência, a vitamina D desempenha um papel central no metabolismo do cálcio e no crescimento ósseo, funções que são essenciais para os adolescentes. Esta fase é também particularmente importante, porque é um período sensível para o espoletar de um perfil de risco cardiovascular, cujas manifestações se detetam mais tarde na vida”, salientam, em comunicado.
 
As investigações avaliaram adolescentes pertencentes à coorte EPITeen, um estudo longitudinal que arrancou em 2003 com o objetivo de compreender como os hábitos e os comportamentos adquiridos na adolescência se refletem na saúde do adulto. 
 
Os jovens foram avaliados aos 13 anos de idade, nas escolas públicas e privadas da cidade do Porto, tendo sido analisadas a vitamina D ingerida (obtida a partir da alimentação), através de um questionário de frequência alimentar, e a vitamina D sérica, quantificando os níveis de 25-hidroxivitamina D nas amostras de sangue.
 (...)

1 comentário:

jeje disse...

Il y asics chaussures running gel zaraca femme a aussi des paires de chaussures de basket-ball qui viennent avec un prix de 75 Air Jordan CP3 Femme $. Mais en dehors des parfums, sampaguita est également utilisé adidas zx flux noir et rose femme pas cher comme composant pour un des thés les plus utilisés en Chine, asics gel lyte 3 femme brown olive le thé au jasmin. Juste une des grandes choses au Asics soldes sujet du Jupiter Jack est qu'il n'est pas installé dans asics baskets lyte jogger votre véhicule? c'est plutôt assez petit pour que vous puissiez le porter dans votre poche. chaussure nike cortez homme