[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Aumento de imposto e subida do petróleo leva combustíveis para máximos

Nuno Carregueiro
 
por: Nuno Carregueiro 
 
30.Dezembro.2017
 
 
O aumento do ISP e a valorização do petróleo vão colocar o preço de venda do gasóleo em Portugal acima dos 1,30 euros e a gasolina com um preço superior a 1,50 euros por litro.
 
Aumento de imposto e subida do petróleo leva combustíveis para máximos
O início do ano vai trazer combustíveis mais caros em Portugal, com o  preço de venda do gasóleo e da gasolina nos postos de abastecimento a aumentar para níveis que não eram vistos há muitos meses.

A culpa é do habitual aumento de impostos no arranque do ano, mas também da valorização dos preços do petróleo, que no mercado está a transaccionar em  máximos de mais de dois anos.
ISP sobe menos de um cêntimo

O aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) tinha já sido anunciado na proposta do Orçamento do Estado para 2018, mas só agora foi oficializado numa portaria publicada no Diário da República deste sábado. O imposto vai ser actualizado à taxa de inflação prevista para o próximo ano, que foi fixada em 1,4%.  

"No Orçamento do Estado para 2018 seguiu-se uma política de estabilização ao nível da tributação indireta, procedendo-se a uma mera atualização de taxas no que respeita aos impostos especiais de consumo, que foi efetuada tendo por referência o valor da inflação previsto", refere o governo na portaria, que foi assinada pelos ministros da Economia e das Finanças a 29 de Dezembro e entra em vigor a 1 de Janeiro de 2018.
(...)

Sem comentários: