[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Cientistas portugueses descobrem como reverter o envelhecimento

Uma equipa de cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes descobriu ser possível reverter o envelhecimento, revertendo células adultas em células estaminais.

Patrick / Flickr


Cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes descobriram que a manipulação de um gene ajudou a reverter o envelhecimento celular, num estudo com células da pele de ratos, publicado na revista Nature Communications.

A equipa, coordenada pelos investigadores Bruno de Jesus e Maria do Carmo-Fonseca, verificou que um determinado gene se exprimia mais em células velhas. Assim, os cientistas questionaram-se se “a diminuição dos níveis deste gene nas células velhas” se traduziria num “comportamento idêntico” destas células “ao das células novas”.

O estudo concluiu que sim. Segundo Bruno de Jesus, que trabalha no laboratório de regeneração genética do IMM, à medida que se envelhece “há uma barreira” na reversão de uma célula adulta para uma célula estaminal – a célula que é capaz de se diferenciar noutras células.

Pelo contrário, com uma célula nova, esse processo de reversão é conseguido, adiantou Bruno de Jesus à agência Lusa.
(...)

Sem comentários: