[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

É senhorio? Conheça as suas obrigações fiscais.

por:
24-01-2018

Será que conhece todas as responsabilidades dos proprietários perante o Fisco? Resumimos toda a informação e partilhamo-la consigo.
É senhorio? Conheça as suas obrigações fiscais.

Ser proprietário implica cumprir com algumas obrigações fiscais ao longo do ano. Damos-lhe agora a conhecer as responsabilidades que os proprietários têm mesmo de cumprir, segundo a lei. 

1. Comunicar contrato de arrendamento nas Finanças
Celebrou um novo contrato de arrendamento? Então está obrigado a comunicar o contrato ao Fisco, até ao fim do mês seguinte ao início do arrendamento. Para isso, use a declaração Modelo 2, e faça-o através na internet, no Portal das Finanças.

2. Pagar imposto de selo
O imposto de selo a pagar, corresponde a 10% do valor de um mês de renda, e é emitido pelas finanças num documento único de cobrança. Use a referência multibanco para efetuar o pagamento.

3. Recibos eletrónicos de renda
Se já celebrou contrato, agora tem de começar a emitir recibos eletrónicos de renda, no Portal das Finanças. Na prática, os senhorios devem emitir um recibo, apenas quando recebem o dinheiro da renda do inquilino. Devem também incluir, nos recibos, os montantes recebidos na altura da assinatura do contrato, como seja a caução ou os meses de renda adiantados.

4. Emissão de recibos por terceiros
(...)

Sem comentários: