[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Empréstimo da casa pago: e agora?


por:
23-01-2018

Acabar de pagar a casa ao banco significa um alívio, mas fechar o processo exige dar alguns passos. Já ouviu falar em distrate de hipoteca? E sabe para que serve e quanto custa?
Empréstimo da casa pago: e agora?

Finalmente. Depois de anos e anos a amortizar o empréstimo, conseguiu pagar a totalidade da dívida do crédito à habitação. A parte mais difícil já está, mas as burocracias ainda não acabaram. Para que o processo seja encerrado, ainda há que dar alguns passos. Poderá obter toda a informação junto do seu banco, em função das condições acordadas. De qualquer forma, damos uma ajuda, para que saiba o que o espera. Então, o que vem a seguir?

1. Distrate da hipoteca
Chama-se ‘distrate de hipoteca’ ao documento que a Instituição Financeira envia ao devedor do crédito à habitação, onde atesta que a hipoteca foi dissolvida ou extinta, com o cumprimento das obrigações contratuais. Depois de pagar a totalidade da dívida do crédito à habitação, deverá solicitar ao seu banco a emissão do distrate de hipoteca, no qual o banco renuncia à hipoteca que tinha sido constituída a seu favor, e declara a dívida como liquidada.

2. Cancelamento da hipoteca
Com o distrate de hipoteca nas suas mãos, o que o proprietário tem de fazer a seguir é entregar o documento na respetiva Conservatória do Registo Predial, para proceder ao cancelamento do registo da hipoteca.

3. Porquê cancelar a hipoteca?
Todos os créditos à habitação exigem uma hipoteca sobre o imóvel comprado.
E essa hipoteca - que funciona como uma garantia real para o credor - tem de estar registada na Conservatória do Registo Predial, para ser válida e eficaz. Da mesma forma que um dia teve de ser registada, também tem de ser cancelada.

4. Comissões
(...)

Sem comentários: