[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Energias limpas: UE promove energias renováveis e eficiência energética







A mitigação das alterações climáticas é uma prioridade da UE. Descubra como os eurodeputados querem melhorar a eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis.


Acelerar a transição para as energias limpas.
©AP Images/European Union-EP 
paineis solares
Em 2016, a Comissão Europeia apresentou um conjunto de medidas para acelerar a transição para as energias limpas como forma de combater as alterações climáticas, reduzir a dependência da UE de importações de combustíveis fósseis e ajudar os agregados familiares a gerarem a sua própria energia renovável. O Parlamento encontra-se atualmente a avaliar as propostas e a propor alterações.

Renováveis

A percentagem da energia consumida na UE proveniente de fontes renováveis quase duplicou nos últimos anos (8,5% em 2004 para 16, 7% em 2015) e a UE encontra-se no bom caminho para alcançar o objetivo de 20% em 2020.

Em 2014, os Estados-Membros concordaram que este objetivo deve aumentar para 27% em 2030, mas os eurodeputados defendem pelo menos 35%.

Os eurodeputados querem ainda promover o direito dos cidadãos em produzir, armazenar e consumir a sua própria energia proveniente de fontes renováveis sem terem de pagar qualquer taxa.

Eficiência energética
(...)

Sem comentários: