[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Gasolineiras lesaram o Estado em 48 milhões com gasóleo importado de Espanha


Cinco gasolineiras a operar em Portugal e que importam gasóleo de Espanha não estão a incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei. Estado terá sido lesado em 48 milhões de euros.

Marcelo Camargo / ABr
Uma fonte oficial da Secretaria de Estado da Energia, citada hoje no Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo, adiantou que “há cinco operadores não cumpridores das incorporações, a quem foram exigidas compensações que ascendem a 24.394.000 euros e estão em instrução processos com um valor muito próximo daquele”, totalizando, cerca de 48 milhões de euros.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca aos jornais que “o Estado poderá ter sido lesado pelos importadores que não operam no estrito cumprimento da lei em mais de 48 milhões de euros nos últimos três anos (12 milhões por via fiscal e 36 milhões pela não incorporação de biocombustível”.

Fontes contactadas pelos jornais adiantaram que os cinco operadores estão inseridos maioritariamente no mercado chamado ‘low-cost’ (baixo custo).

A Aperto estima que as importações ilegais representem 02 a 04% de todo o gasóleo vendido (os combustíveis simples representam mais de 60% do mercado).

(...)

Sem comentários: