[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Governo admite benefícios fiscais para reduzir plástico e “tara perdida” nos sacos de compras online

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o pagamento dos sacos de plásticos dos supermercados teve efeitos benéficos no ambiente.


O Governo admite estabelecer benefícios fiscais para reduzir o consumo de plástico e criar uma “tara perdida” para os sacos de compras feitas através da Internet. “Tendo nós resolvido, mais ou menos bem, as compras que são feitas nas lojas, sabemos que elas funcionam menos bem agora nas compras online”, disse à TSF o secretário de Estado do Ambiente.

O Executivo, através dos ministérios do Ambiente e Economia, criou um grupo de trabalho onde todas estas medidas vão ser discutidas. A nova equipa de trabalho aguarda publicação em Diário da República.

Carlos Martins explicou, em entrevista à rádio, que é importante “tentar encontrar uma situação de embalagens consignadas para que quem compra muito online possa guardar em casa o saco em que recebe e retorná-lo para reciclagem através do pagamento adicional de um valor que depois lhe é voltado a dar”.

“Estamos a falar na substituição, na área das grandes superfícies e sobretudo na restauração, onde há uma grande profusão de descartáveis, plásticos, facas, copos, pratos, embalagens de suporte à venda alimentação, por materiais alternativos”, acrescentou o governante, que quer medidas pioneiras na Europa.
(...)

Sem comentários: