[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Gripe. Hospitais pedem mais autonomia para reagir a momentos críticos


Ouvir Emissão







Carla Rocha
10.Jan.2018

Associação de Administradores Hospitalares já apresentou ao Governo propostas para melhorar o modelo de financiamento dos hospitais e melhorar a organização das unidades de saúde.
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Apesar dos planos de contingência definidos para a época de gripe, os administradores hospitalares reconhecem falta de capacidade para uma melhor resposta ao aumento significativo da procura dos serviços de saúde. 

“Grande parte da capacidade de decisão está centralizada no Ministério das Finanças e para a contratação de um profissional, mesmo em regime de substituição, é necessária uma autorização expressa, o que leva os hospitais a ter uma dificuldade de reagir em momentos inesperados, como alguém que, por motivo de doença ou licença de maternidade, tenha de ser substituído”, explica à Renascença O presidente da associação que reúne os responsáveis pela gestão dos hospitais (Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares). 

Alexandre Lourenço lembra que a maioria dos doentes que chega às unidades de saúde nesta fase são idosos, em situação débil, e com necessidade de internamento urgente. 

A resposta que os hospitais estão a dar é a melhor possível face às actuais circunstâncias, diz, mas há que encontrar soluções.
(...)

Sem comentários: