[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Lisboa. Antes do despejo, vem o “bullying imobiliário”

Ouvir Emissão





 
 Carla Rocha
 
Reportagem

por: Inês Rocha
23.Jan.2018

Pressão do turismo gera "praga de despejos". Quem insiste em ficar, sofre várias formas de pressão dos senhorios. Resultado: pânico, depressão e baixas médicas. A Câmara de Lisboa pede revisão da lei das rendas.
António não consegue arranjar uma alternativa compatível com a reforma que recebe
António não consegue arranjar uma alternativa compatível com a reforma que recebe
Carolina (nome fictício), 58 anos, vive na Mouraria desde que nasceu. Nos últimos meses, depois de o senhorio lhe dizer que tem que deixar a casa onde vive há mais de 20 anos, teve ataques de pânico, entrou em depressão, teve que pedir baixa na empresa onde trabalha. 

António Melo, 71 anos, cresceu em Alfama. Em 2017, recebeu uma carta da empresa que comprou o prédio onde vive há 10 anos: o seu contrato de arrendamento não seria renovado. Tinha que sair até 31 de Maio de 2017. Ainda antes, começaram as obras profundas no prédio. 

António não consegue arranjar uma alternativa compatível com a reforma que recebe. Na Câmara de Lisboa, já toda a gente o conhece. “Tenho andado nas reuniões a chateá-los”, diz à Renascença. A vereadora da Habitação, Paula Marques, garantiu-lhe que “trataria do seu assunto”. Tem esperança que uma das 100 casas que câmara vai atribuir a habitantes em situação comprovada de perda de habitação seja para si. 

Carla da Cunha, 38 anos, foi despejada da casa onde vivia há cinco anos, com o marido e duas filhas, no Pátio do Carrasco, em Alfama. Diz ter sofrido “bullying imobiliário”. Em Setembro do ano passado, recebeu uma carta: o seu contrato não seria renovado. Depois disso, o senhorio passou os contratos da água e luz para o seu nome. Carla diz ter ficado à porta “feita sentinela”, para não lhe cortarem a luz.
(...)

Sem comentários: