[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Mais de 3.900 jovens médicos iniciam funções SNS em janeiro

Ministério da Saúde dá conta de maior número de sempre de jovens médicos em formação no SNS durante este ano, num total de 3.937 que vão iniciar funções durante este mês de janeiro. Dos médicos colocados na formação especializada, perto de 500 são de Medicina Geral e Familiar.

Ilya Naymushin/Reuters
 
Durante o mês de janeiro de 2018 vão iniciar funções nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 2.179 médicos internos do ano comum e 1.758 médicos internos de formação específica. Em causa está  um total de 3.937 ingressos, mais 98 que no ano anterior, o que representa o maior número de sempre de jovens médicos em formação no SNS.

Segundo o Ministério da Saúde, o Governo, através da Administração Central do Sistema de Saúde e em estreita cooperação institucional com a Ordem dos Médicos, “está empenhado na excelência formativa destes 3.937 novos profissionais, que serão a base do futuro do SNS”.

Este ano entram em formação mais 116 internos de especialidade (em 2017 foram preenchidas 1.642 vagas), sendo que dos 1.758 médicos colocados na formação especializada, 462 são de Medicina Geral e Familiar.

O Executivo recorda que a criação do SNS permitiu o acesso universal dos portugueses aos cuidados de saúde, independentemente da sua condição social ou económica. E realça que, ao longo dos anos, “a capacitação do SNS com profissionais de alta qualidade foi decisiva para o seu desenvolvimento, contribuindo para que Portugal tenha evoluído significativamente nos principais indicadores de saúde”.
(...)

Sem comentários: