[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 22 de maio de 2018

"A ARBITRAGEM NAS RELAÇÕES DE CONSUMO"


Conferência dirigida a uma ampla plateia de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo

Abriu a sessão o subdirector da Faculdade de Direito, Prof. Edmar Vianei Marques Daudt.
Apresentou o orador, velho conhecido da Casa, e enunciou de modo genérico o tema.
Mário Frota partilhou a experiência, tanto portuguesa como espanhola, da arbitragem na resolução dos conflitos de consumo.
E disse do empenho (quiçá, obsessão) da União Europeia pelos procedimentos de resolução alternativa e adequada de litígios no segmento do consumo.
Revelou os dispositivos-base, europeus como nacionais, falou da arbitragem voluntária e necessária, dos projectos, da realidade e dos assustadores números de pendências no Brasil.
E dos modelos que poderão influenciar uma abertura à arbitragem, para além da resistência (assente talvez em mal-entendidos) que se regista no Brasil em relação à arbitragem neste peculiar domínio.
Animado debate em que a Prof.ª Marlova Stawinski Fuga interveio com extrema oportunidade e em que como que ficou a pairar a promessa de uma experiência-piloto na própria Faculdade, envolvendo os distintos actores do mercado de consumo e o Balcão do Consumidor...
Meritório trabalho!
Excelente sessão!
Conferência dirigida a uma ampla plateia de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo.
Eis um resumo fotográfico do evento:

 
 
 
 
 
 
  
 
 

Sem comentários: