[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

domingo, 22 de julho de 2018

Máquinas multibanco estão a ser substituídas pelas ATM que cobram comissões sem pré-aviso


É uma ratoeira. As caixas multibanco estão a ser substituídas por ATM.  Às dezenas. À partida, parece tudo igual. Mas não é. O levantamento a crédito permite a cobrança de comissões por cada levantamento. Sem pré-aviso. Como se estivesse no estrangeiro. Já há várias queixas.

As tradicionais Caixas de Multibanco, geridas pela SIBS, estão a ser substituídas por ATM de redes estrangeiras. É cada vez mais comum sermos confrontados com os ATM Express ou com a rede Euronet Worldwide. Mas ao contrário do que acontece com a rede Multibanco, para muitos clientes fazer um simples levantamento neste tipo de caixas implica um custo acrescido. Ao que o SOL apurou, as despesas extra verificam-se no caso dos cartões que disponibilizam as duas funções ­– débito e crédito – ao mesmo tempo. Isto porque, no caso da rede Multibanco, esse cartão assume apenas a função de débito e, como tal, fica isento de qualquer tipo de comissão porque respeita as regras que são aplicadas na rede tradicional. Mas no caso de recorrer a um ATM de rede estrangeira – como é o caso da rede Euronet – esse cartão assume apenas a função de crédito e, a partir daí, o cliente fica sujeito ao pagamento de comissões, sem receber qualquer tipo de aviso. Ler + ()

Sem comentários: