[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Acesso ao ensino superior: um quarto em Lisboa custa mais do dobro do que em Braga

Alojamento é o custo mais pesado para os estudantes. Tendência dos preços da habitação é de subida em todo o país. 

O alojamento é o custo mais pesado para os estudantes que entram no ensino superior. E é também aquele em que as diferenças de preços entre as principais cidades universitárias são mais evidentes. Se uma refeição, na cantina ou num restaurante nas imediações do campus, não varia muito de lugar para lugar, o preço de um quarto em Lisboa é o triplo do que é cobrado em Vila Real ou na Covilhã, por exemplo.
Arrendar um quarto individual numa casa particular na capital custa, em média 450 euros – mais do dobro do que custa em Braga (200 euros). No Porto, o preço está nos 275 euros mensais. Este valor tem crescido a uma velocidade “elevada” nas duas principais cidades do país. “Há quatro anos, o mesmo quarto custava menos 100 euros”, garante o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), João Pedro Videira. Foi também essa a variação dos custos com o alojamento vivida na capital, segundo informa a Federação Académica de Lisboa (FAL). Ler + (...)

Sem comentários: