[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Caixas cinzentas dos raios X têm a maior concentração de vírus nos aeroportos

Conhece aquelas caixas cinzentas de plástico onde os seguranças dos aeroportos lhe pedem para colocar a bagagem de mão, computador, telemóvel e outros bens pessoais que têm de passar pelos detetores de materiais proibidos de entrar nas cabines dos aviões? 

Parece que esses pequenos contentores constituem uma séria ameaça à saúde dos passageiros e de quem os manuseia diariamente por imperativo profissional. É esta, pelo menos, a conclusão a que chegaram investigadores da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e o Bem Estar.

Especialistas em pandemias, os autores de um estudo realizado no Aeroporto de Helsínquia, citado pela ITV, detetaram que aquelas caixas são os objetos que retêm os mais elevados níveis de vírus. Também concluiram que dez por cento da totalidade das superfícies testadas revelaram estar, igualmente, contaminadas. Neste grupo incluem-se terminais de pagamento instalados nas lojas, os corrimões das escadas rolantes, os balcões do check-in e as áreas de recreio destinadas a crianças. Ler + (...)

Sem comentários: