[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Comissões para levantar dinheiro nas caixas automáticas? O que precisa saber para as evitar

É proibido cobrar comissões por levantar dinheiro nas caixas automáticas. Mas há situações em que elas existem. O Banco de Portugal explica as diferenças que deve ter em atenção.

Pagar para levantar dinheiro nas caixas automáticas? Não se paga. Aliás, é proibido aos bancos a cobrança de qualquer comissão nestas operações, mas apenas se esses levantamentos forem feitos a débito. Se forem a crédito, é tudo diferente. Perante as polémicas recentes, o Banco de Portugal vem explicar as diferenças que podem custar-lhe muitos euros.
“As instituições financeiras não podem cobrar comissões pelos levantamentos nas caixas automáticas. Mas isto é verdade apenas nas operações a débito, já no caso dos levantamentos a crédito há lugar ao pagamento de taxas, mas também de juros“, nota o supervisor do sistema financeiro nacional num explicador que surge depois de vários casos reportados de comissões nos levantamentos na Euronet. Ler + (...)

Sem comentários: