[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Porto e Lisboa reforçam aposta nos transportes

No Grande Porto, a prioridade será a renovação da frota de autocarros, enquanto na Grande Lisboa os projetos se distribuem por diversos modos de transportes. A fonte de financiamento ainda não está definida, mas a intenção é aproveitar os fundos comunitários para aplicar mudanças.

Depois do preço, a qualidade do serviço. A par da proposta conjunta de redução do custo do passe único para, no máximo, 40 euros nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, os autarcas destas regiões estão a preparar um pacote de investimentos que permita melhorar a oferta de transportes públicos nos territórios que administram.
Por enquanto, não está ainda definido como é que estes projetos - cujo montante global não foi ainda calculado - serão financiados, mas a intenção é de que, pelo menos no Norte, sejam comparticipados por fundos comunitários do futuro quadro 2030. Já na capital, a sua execução estará associada à "capacitação e transferência para as áreas metropolitanas de toda a competência na gestão da rede de transportes", em processo de negociação com o Governo, esclarece, numa resposta por escrito, a Câmara Municipal de Lisboa (CML), liderada pelo socialista Fernando Medina, também presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Ler + (...)

Sem comentários: