[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Levámos o bom pão à consulta de nutrição e saiu com louvor e recomendação

Esqueça a ideia de que o pão engorda. Neste caso o pecado mora ao lado, ou melhor, sobre ou dentro de duas fatias de pão. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, desconstrói nesta conversa mitos, sublinha qualidades e leva o nosso bom pão, aquele que é verdadeiramente interessante em termos nutricionais, ao lugar onde deve estar. Um alimento que coopera com o nosso bem-estar.

É com a nutricionista Cláudia Viegas, também docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que desbravamos caminho nesta procura do bom e nutritivo pão. Onde se acolhe ele atualmente? Como o identificamos? E como nos educamos em termos alimentares para dele fazemos aquilo que sempre foi, durante milénios, um amigo da nossa saúde.
“Um alimento muito interessante nutricionalmente. Um bom pão é fonte de fibra, minerais e vitaminas do complexo B”, explica-nos Cláudia nesta conversa. Saiba o leitor escolher um pão escuro (menos refinado) por oposição a um pão branco (mais refinado). Evite-o com açúcares que só visam preservá-lo mais tempo. Queira-o fruto de fermentações lentas, que permitem um desenvolvimento microbiano amigo da nossa flora intestinal. Ler + (...)

Sem comentários: