[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Construtores confirmam "erros crassos" na construção antissísmica

Há empresas de construção que estão a reabilitar edifícios antigos sem ter em conta as normas relativas ao perigo sísmico. A zona da Baixa de Lisboa está no mapa.

Há um perigo real de estarem a ser reabilitados edifícios, onde não estão a ser seguir as regras para prevenir o risco sísmico. Nomeadamente na baixa de Lisboa, zona sensível em termos de risco sísmico. Esse tipo de intervenções, por vezes "são apenas baseadas em notificações e sem qualquer tipo de controlo", diz Ricardo Pedrosa Gomes.
O presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS) lembra que a legislação foi alterada há uns anos o que leva a que as empresas de construção tenham apenas que fazer uma notificação cada vez que avançam para uma obra. Ricardo Pedro Gomes sublinha que sempre acharam que era um mau caminho e alerta para o facto de essa metodologia ter sido utilizada "para reabilitar edifícios inteiros. Ler + (...)

Sem comentários: