[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

'Pílula da sida' será dada a adolescentes de risco "em breve"

Medida foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, mas ainda não está regulamentada em Portugal. Jovens dos 16 aos 18 anos não podem, ainda, receber o medicamento. Falta o 'sim' da DGS e do Infarmed.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) garante que vai ser possível alargar em breve a chamada 'pílula contra a sida' aos jovens dos 16 aos 18 anos.

A profilaxia de pré-exposição (PrEP) para evitar o contágio do VIH para pessoas de risco, que funciona de uma forma semelhante à conhecida profilaxia para a malária, está a ser dada pelo Serviço Nacional de Saúde desde o início do ano, mas apenas a adultos.
 
O problema, detalham os médicos que abriram a primeira consulta para dar a PrEP a adolescentes, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, é que a atividade sexual não começa só depois dos 18 anos.

A consulta abriu em maio e, pouco depois, teve de ficar em 'stand by', quando se percebeu que a norma extraordinária para dar esta profilaxia a quem tem comportamentos de risco só o previa para adultos, apesar da Agência Europeia do Medicamento já a ter aprovado para menores. Ler +(...)
 

Sem comentários: