[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

POVO QUE LAVAS NO RIO… 30 anos a clamar no deserto?

A apDC comemorou, sexta-feira última, o seu XXIX aniversário natalício.

Neves Ribeiro esteve em momentos marcantes da cruzada pelos direitos do consumidor em Portugal.
Integrou, de par com Manuel Porto e nós mesmos, a Comissão Executiva do "I Congresso Europeu (Internacional) ´Das Condições Gerais dos Contratos' " que se levou a cabo na Universidade de Coimbra de 21 a 23 de Maio de 1988. Exactamente há uma trintena de anos.
Esteve na origem da AIDC (IACL) - Associação Internacional de Direito do Consumo, primeira e única sociedade científica internacional votada ao estudo e à investigação dos direitos do consumidor. Como, no termo do "I Encontro Nacional de Direito do Consumo", na Universidade de Coimbra, se associou a nós no projecto de criação da apDC - Associação Portuguesa de Direito do Consumo, que ocorreu em cerimónia solene em 23 de Novembro de 1989.
Nela assumiu - até desaparecer do nosso convívio - o lugar de presidente da assembleia geral. Cujas actividades seguia com enorme interesse e inofismável solidariedade.
Homem solidário e presente.
Interveio sistematicamente nos difíceis areópagos lisbonenses em favor da apDC a que votava - e bem assim aos seus mentores e colaboradores regulares - uma solidariedade peculiar.
Sempre presente, nunca absorvente! Acompanhou as dificuldades que se iam antepondo à instituição e foi o leal conselheiro em momentos de particular dificuldade por que a apDC passou por mor das irracionais investidas que do poder central, estranhamente, emanavam... Ler + (...)

Sem comentários: