[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Será que há menos confiança nas redes sociais?

O caso que envolveu o Facebook e a Cambridge Analytica explodiu num escândalo que levou Marck Zuckerberg a responder perante o Senado norte-americano e deixou os utilizadores desta rede social (em todo o mundo) com um olhar de maior desconfiança.

O Facebook "prometeu" reforçar as medidas de segurança e proteção de dados e isso refletiu-se com a obrigatoriedade de aceitação dos novos termos e condições e políticas de privacidade. Chegou-se mesmo ao extremo de, ao não aceitar determinadas opções, a única alternativa seria apagar a conta e deixar de ser utilizador do Facebook.

É comumente aceite que as redes sociais, em especial o Facebook, permite o contacto e interação das pessoas no mundo virtual. E que, em muitos casos, há pessoas que voltaram a "encontrar-se" ao fim de diversos anos afastados. No outro lado, há os que defendem que agora ninguém se dá ao trabalho de combinar um encontro presencial pois estão constantemente em contacto no mundo virtual.

O tema é complexo e, com o tempo, com os abusos e casos suspeitos, a desconfiança tende a aumentar. Afinal, quando se coloca em cima da mesa o tema da segurança e privacidade, todos gostam de manter a sua vida privada longe dos holofotes. Ler + (...)

Sem comentários: