O lançamento do concurso para as obras do Sistema de Mobilidade do
Mondego (SMM) ocorrerá na próxima segunda-feira, depois de o Governo ter
aprovado, hoje, uma autorização de despesa no total de 120 milhões de
euros.
No final de uma reunião do Conselho de Ministros, hoje realizada, o
ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou a
aprovação das “autorizações de despesa para o avanço imediato da obra”,
através da reprogramação do programa Portugal 2020.
Depois dos trâmites de concursos, a obra propriamente dita “entrará
pelo ano de 2020 fora”, de forma a que o sistema possa começar a ser
operado em 2021, “ainda que de modo faseado”.
De acordo com o ministro, além da aprovação de 85 milhões de euros
para investimento na infraestrutura, foram aprovados investimentos a
realizar na estação de Coimbra-B (15 milhões) e em material circulante
(20 milhões), que também terão financiamento comunitário.
Esta é uma solução de “Metrobus”, de autocarros eléctricos que,
segundo o ministro, pretende recuperar a mobilidade entre os concelhos
da Lousã, de Miranda do Corvo e de Coimbra.
“A solução de ferrovia pesada já não servia a população”, considerou o
ministro, destacando que esta solução permitirá servir melhor as
populações, é mais eficiente e tem em conta a descarbonização.
"in" Campeão das Províncias, 31.1..2019

Sem comentários:
Publicar um comentário