[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O que podemos fazer para tornar a Internet mais segura? A responsabilidade é de todos

Hoje assinala-se o Dia da Internet mais Segura, mas a sensação geral é de que a rede está cada vez ameaçada pelo “lado negro da força” que se reflete em ameaças crescentes aos utilizadores, roubo de informação e outros riscos.

Ainda há muito desconhecimento e indiferença pelos riscos e ameaças constantes à segurança online, mas um internauta mais atento poderá sentir-se subjugado por todas as notícias, estatísticas, tendências e mensagens que mostram que não está seguro online, e que provavelmente nunca estará.

Não passa um dia que não sejam conhecidos novos ataques, vulnerabilidades e roubo de dados e os números são avassaladores, sempre na ordem dos milhões de dados comprometidos, divulgados ou vendidos a quem paga mais. São endereços de email, passwords, mas também números de cartões de crédito e outras informações bancárias. Malware, phishing, sextortion e botnets são apenas algumas das ameaças, mas roubo de identidade, esquemas de perfis falsos e pressões e bullying também fazem parte dos perigos. Ler + (...)

Sem comentários: