[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Plataforma «O Prato Certo» cria nova ferramenta para juntar produtores e consumidores

A plataforma online O Prato Certo disponibiliza desde janeiro um serviço gratuito onde pequenos produtores locais do Algarve podem divulgar junto dos consumidores os seus produtos locais e sazonais.

Muitos pequenos e médios produtores, responsáveis por produtos agroalimentares, pecuários e piscícolas de “elevadíssima qualidade”, produzidos ou capturados de forma tradicional, desconhecem que existe enquadramento legal para comercializar diretamente ao cliente uma significativa quantidade da sua produção “e continuam afastados dos consumidores interessados nesse tipo de produtos”, assinala a Associação In Loco, promotora do projeto.
Devido à sua pequena escala, também não conseguem penetrar nos grandes circuitos de comercialização, onde frequentemente muitos desses produtos perdem a sua individualidade.
Por outro lado, os consumidores têm também dificuldade em conhecer estes pequenos produtores e toda a variedade de produtos agroalimentares, pecuários e piscícolas que são produzidos, muitas vezes perto da sua localidade, preferindo os grandes operadores e “perdendo a oportunidade de contribuírem para a valorização da produção nacional e local e para a melhoria da qualidade da sua alimentação, a baixo preço”, frisa a associação. Ler + (...)

Sem comentários: