[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 26 de março de 2019

Biofuel é o segredo para tornar os aviões menos poluentes

Os aviões são os veículos que mais necessitam de baixar a sua pegada ecológica, mas o design e a tecnologia são de difícil transformação em fontes mais ecológicas de energia. Só que, agora, um grupo de cientistas desenvolveu um processo para transformar restos orgânicos da agricultura e da indústria madeireira em combustível de aviação de alta densidade.

 A celulose é uma forma barata de obter energia a partir de uma fonte renovável, sendo transformada em biofuel, mas com menos capacidade energética que a gasolina, pelo que eram completamente inadequados para as necessidades energéticas de um motor de avião. No entanto, o novo estudo científico publicado na revista Joule revela como a equipa científica chinesa conseguiu separar os vários componentes da celulose até chegarem ao produto final, uma mistura de dois policicloalcanos (hidrocarbonos saturados) com uma densidade superior em 10 por cento aos combustíveis de aviação tradicionais. Ler + (...)

Sem comentários: