[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 4 de abril de 2019

O presidente da apDC no Parlamento Europeuna na Conferência dos Oceanos




Foi com enorme satisfação que fui anfitrião, no Parlamento Europeu em Bruxelas, do evento intitulado “Sea+You=Tomorrow: Oceans of inspiration” em colaboração com a Representação de Taiwan e a Representação da Região Norte da Noruega na União Europeia. 

Com o objectivo principal de promover a nossa relação com os recursos marítimos através de uma perspectiva sustentável, conectando Portugal (com especial destaque para a região do Minho), Noruega e Taiwan, foram destacadas as heranças gastronómica e cultural dos três países que bem ilustraram a riqueza dos nossos oceanos. 

De Portugal, tivemos a preparação de pratos de bacalhau pelo Chef Michelin António Loureiro e pelos Chefs Thomas Egger e Paulo Santos, apoiados por uma excelente equipa de cozinheiros de Ponte de Lima, composta por Paulo Amorim, Iva Lima, Luís Silva, Rui Melo e Fernando Silva. À Noruega e à Taiwan coube igualmente a apresentação de deliciosos aperitivos à base de peixe e mariscos, destacando o Caranguejo Real e os bolos de peixe dos respectivos países.

Um dos objectivos deste evento foi igualmente promover a nossa responsabilidade em lutar contra a poluição nos oceanos, um dos principais desafios da sustentabilidade marítima, referido tanto por mim como pelo Embaixador Harry Tseng (da Representação de Taiwan na UE) e pelo Conselheiro Eivind Lorentzen (da Representação dos Assuntos Regionais e Locais da Noruega na UE).

Em particular, e desde que fui relator do dossier da Governação Internacional dos Oceanos, que tenho levantado a voz para combater os detritos marítimos à base de plástico bem como o abandono de artes de pesca. Para despertar a consciência ambiental sobre estes resíduos plásticos e sensibilizar para um modo de vida mais sustentável, convidei o criador Xico Gaivota (Ricardo Ramos) para expor as suas peças de arte feitas de plásticos e outros materiais removidos das praias e da costa portuguesa.
Não poderia ainda deixar de salientar o contributo de Glória da Silva, responsável por trazer as danças tradicionais portuguesas para este evento com um grupo proveniente de França.

Aproveito para agradecer a ilustre presença do Professor Paulo Teixeira de Morais e do Professor Mário Frota. Destaco ainda a presença do atleta Nuno Barros - Campeão do Mundo de Canoagem 2005 e 2010, e da Europa 2010 e 2011 - que me comoveu com a oferta da camisola de competição com a qual representa o nosso País.

 
 
 
 
 
 

Sem comentários: